Associação Ecovila Conviver
Associação Ecovila ConViver
A EcoVila Conviver é uma comunidade de aprendizagem e co-criação de assentamentos humanos sustentáveis. Os nossos Princípios de Convivência, consigo mesmo, com o outro e com o universo são enraizados a partir do diálogo e da construção compartilhada do conhecimento e, tecidos em consonância com o movimento de transição planetária por uma forma de vida ecologicamente equilibrada e socialmente justa.
Princípios da Convivência
Aqui, expressamos as premissas que compreendemos como fundamentais para o exercício da Convivência em nossa Ecovila e nas relações que estabelecemos com a comunidade, que estamos permanentemente integrados e nos integrando.
SUSTENTABILIDADE
É fundamental se comprometer e construir um projeto de sociedade que seja conectado com a sustentação da vida. E fazer desse fundamento um cotidiano, um processo, que se transforme no futuro de uma cultura de sustentabilidade da natureza: pessoas, animais, vegetais e tudo que transpira vida no universo.
HOLISMO
Palavra derivada do grego holos, com o significado de inteiro, de todo. O mundo como um todo integrado, como um organismo, a vida como sistema integrado, todas as vidas, de forma igual, todos com o mesmo valor e interligados, homens e mulheres, partes desse sistema, com seus elementos emocional, mental, espiritual e físico. Nesse “TODO”, nosso olhar, sentir e fazer é pela integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
AMOR & CUIDADO
Amor é trabalho leve e disciplinado, em um cambalear entre ilusões infantis e o despertar para a consciência intuitiva. Onde o cuidar é expressão íntima do amor, a partir do caminho, das habilidades e dos fazeres que o sujeito e ou o coletivo estejam no cotidiano cultivando. Suas naturezas são permanentemente flexíveis conduzidas por uma intuição construída da prática e da entrega de quem ousa Amar e Cuidar.
RESPEITO
Acreditamos que abraçar a diversidade é princípio básico e essencial para uma convivência saudável e para a construção de comunidade. O respeito pressupõe, além do acolhimento das diferenças, uma escuta profunda. Entretanto, num mundo onde a intolerância é prática habitual, faz-se necessário restaurar as conexões perdidas. Assumimos, assim, práticas de comunicação não-violenta, promovendo uma cultura de diálogo e paz.
COLETIVIDADE & HORIZONTALIDADE
Somos um coletivo constituído por pessoas de classe, etnia e histórias diferentes. Em nossa diversidade nos descobrimos múltiplos com interesses convergentes e conflitantes. Nossa união é um exercício permanente de rumar com energia fortalecedora do coletivo e com visibilidade no horizonte de nossos desejos. Conscientes de nosso contexto, acreditamos ser capazes de tomar decisões conectadas com o coletivo que somos e com a horizontalidade que precisamos para desenvolver no cotidiano da Convivência a Ecovila e o mundo que queremos.
CO-RESPONSABILIDADE
Em sua origem, ela quer dizer “responder, prometer em troca”. A partícula “re” significa “de volta, para trás”. Desse modo, a palavra responsabilidade necessariamente implica ação mediante um acontecimento, uma situação ou um problema e, ela acontece em nome de “um bem comum”, um compromisso, uma obrigação. Nos casos jurídicos, em nome do corpo de leis, mas pode remeter a um sistema ético, de crenças, uma direção reflexiva. Assim, a palavra responsabilidade anda de mãos dadas com a coletividade e, por si só, já é coletiva. O prefixo “co” só vem enfatizar e sustentar esse significado. Acreditamos que somos co-responsáveis pelas práticas humanas e pela natureza de modo a considerar uma noção estendida de comunidade - a humana - e, de casa - o nosso planeta.
AUTONOMIA & LIBERDADE
Liberdade e autonomia são palavras complementares, de modo que uma sem a outra geram distorções em suas reais naturezas e potências. A liberdade é assim a capacidade de seguir uma lei que por si mesmo foi erguida e justificada, isto é, ser autônomo. O contrário da liberdade é assim a heteronomia, isto é, seguir leis estranhas, vindas de fora. Viver em liberdade significa assim viver conforme razões que justifiquem nossas práticas a partir de seus pressupostos bem como de suas consequências inerentes, sejam elas imediatas, próximas ou remotas, tanto no tempo quanto no espaço.
VIR-A-SER
Sabemos onde estamos, compreendemos em parte a nossa atual realidade. A outra parte, não sabemos, mas decidimos confiar, acreditar no universo e empreender nossas forças na união entre a Consciência e o Mistério. Para fazer do campo do "Não Saber" um pleno berço de criação e vitalidade. Assim, construir nossas práticas, exercendo o Perdão e o Amor para que o que ainda não é, possa Ser.












